Os 21 Telecentros contam com um total de 230 computadores operando o sistema GNU/Linux e conexão Velox, da Telemar. O investimento global, de aproximadamente R$ 2 milhões, está sendo bancado pela prefeitura de Niterói.
Todos os assistentes dos telecentros são estudantes universitários. O acesso à internet, disponível diariamente das 9h às 17h, é livre a pessoas de todas as idades. Somente as crianças com menos de dez anos são obrigadas a navegar acompanhadas de um responsável. Com o objetivo de atrair a parcela jovem e adulta à margem do mercado profissional, os coordenadores promovem oficinas gratuitas de informática, nas quais ensinam, por exemplo, o processo de elaboração de um currículo ou a procurar emprego na rede.
Usuárias do Telecentro Morro do Estado, por exemplo, é em grande maioria o público infantil, segundo as três monitoras do Telecentro o acesso a internet e outras atividades interativas dão as crianças possibilidades de lidar e reconstruir suas historias de vida que no geral são carregadas de violência.
As monitoras Joellen Cristina, Alissandra de França e Ana Luisa
Olá Michelly,
ResponderExcluirlegal poder acompanhar a evolução tecnológica e aprender um pouquinho da realidade em nossos arredores.
Mto bom seu blog!!!
Camila Bremide
31 de maio de 2010 12:28
O contato das crianças com a Internet possibilita a sua inclusão digital de forma gradativa e prazerosa. Se bem direcionada para às aprendizagens significativas com certeza ajudará muito o desenvolvimento dessas crianças. O que não ficou claro é o que os assistentes propõem pedagógicamente para seus usuários, porque acessar por acessar eles podem utilizar a lanhouse, sendo o computador um bom instrumento para a Educação, poderiam mediar as aprendizagens do grupo através dele. Da mesma forma que poderiam trabalhar melhor com os adultos.
ResponderExcluirparabéns pela matéria.
Michelly,
ResponderExcluiro direcionamento para às aprendizagens significativas é fundamental, portanto, é preciso que o foco seja bem explícito nas utilizações desse mecanismo, para que não seja um simples acessar, e sim usar o computador como ferramenta educacional, para isso planejamento, conhecimento e direcionamento são fundamentais.
Flavia Tiziano.
Oi,Michelly,
ResponderExcluirAchei importante sua matéria por estar direcionada a atender a parcela carente da população.As iniciativas nesse sentido são sempre válidas e podem sofrer melhoramentos ao longo do tempo.
Beijos
Valéria